Cinqtours em matéria para la de interessante (e fofa) na Disney Babble

Amamos participar tão de perto da matéria da Disney Babble sobre viagem com as crianças, para quem é mãe de três foi apenas falar um pouco da minha história com meus filhos queridos em nossas viagens.
Vale a leitura
10 de novembro de 2015

Um tipo de viagem para cada faixa etária

Definir o destino para viajar com os filhos nem sempre é tarefa fácil. Por isso listamos as melhores alternativas para cada idade

Um tipo de viagem para cada faixa etária

Final de ano vem sempre acompanhado daquele sentimento de expectativa para as férias. Afinal, é verão e você não vê a hora de tirar pelo menos alguns dias para relaxar com a família toda em algum lugar divertido, calminho, diferente.

Quem é mãe sabe que viajar com criança requer cuidados extras durante o planejamento: o passeio precisa combinar diversão e descanso, tanto para pais quanto para filhos.

Para que os dias de relax sejam perfeitos para ambos os lados, o importante é escolher um destino adequado aos interesses de toda a família. Nessas horas, facilita se você se basear na idade dos filhos.

“Viagens devem acontecer desde cedo e, se for com crianças, elas enriquecem nossa experiência. Apenas precisamos fazê-las em um ritmo diferente”, argumenta a agente de viagens Maristela Gomez, da Cinqtours, mãe de três crianças: Victor, 12 anos; Miguel, 3, e Lorenzo, 1 ano.

Montamos um miniguia com o tipo de viagem indicado para cada faixa etária:

Crianças de até 1 ano de idade

Para quem viaja com bebês, a dica da agente Maristela Gomez é tentar adaptar o pequeno a situações diferentes. A viagem propriamente dita é uma delas. “Comece aos poucos, com deslocamentos rápidos. Até os 6 meses, de 2 até 4 horas são ideais para que o passeio não seja um martírio para eles”, diz.

Para os pequenos que já estão liberados, praias são ótimas opções, já que não têm horário exato para chegar e ir embora. Além disso, os bebês podem tirar sonecas, há espaço para lanchinhos e os pais ainda conseguem se divertir e, o mais importante, com tranquilidade. “Trancoso, Porto de Galinhas e Praia do Forte estão entre os bons destinos”, aponta a profissional.

Crianças de 1 a 3 anos

“Nessa idade já podemos misturar os prazeres, cultura, com paisagens, praias. Os interesses dos pais e dos pequenos ficam mais próximos. Viagens internacionais podem ser consideradas, mas para regiões mais próximas, como Estados Unidos, Caribe, América do Sul”, diz a agente.

Ela observa que o passeio fica ainda mais legal se explorar as arquiteturas dos locais e incluir passeios ecoturísticos. A ideia é “mostrar o lúdico, o mágico” para as crianças enquanto os pais aproveitam para conhecer os famosos cartões-postais.

Mesmo se sua viagem não for para um roteiro turístico conhecido, aproveite a oportunidade para desbravar a cidade e conhecer um pouco mais da sua história e geografia.

Crianças de 3 a 5 anos

“Praias e parques sempre serão os favoritos nessa idade”, já adianta Maristela Gomez. Porém, há alternativas. Nessa faixa etária, os pequenos suportam deslocamentos mais longos, o que inclui como opções até destinos internacionais.

“Nessa idade, as viagens podem ter um cunho mais cultural. Eles piram em museus, principalmente se for de história natural, mostrando animais”, conta ela.

Crianças de 5 a 7 anos

“Após os 5 anos de idade, as crianças já começam a entender sobre as diversidades culturais, os diferentes idiomas… A viagem é um complemento do que eles aprendem nas escolas, nos livros”, diz a agente de viagens.

É justamente nessa fase que os pais devem levar mais em consideração os desejos dos pequenos em relação aos destinos e roteiros das viagens e tentar planejar algo que envolva os interesses das crianças.

“Como pais, devemos mostrar a eles que a viagem é um grande momento em família, e que estamos ali por interesses comuns e todos devem aproveitar um pouco”, explica.

Os destinos para essa faixa etária são bastante abrangentes e definidos de acordo com cada tipo de família, mas a agente de viagens aconselha: “Foque em programações diurnas, como parques aquáticos, e em planos noturnos, como shows e espetáculos. Mostre o lado mágico de locais ricos em cultura, mas também os ricos em diversão, como parques temáticos”.

Crianças de 8 a 10 anos

Nessa faixa etária, as crianças se tornam companheiras de aventuras dos pais. “Já podemos pensar em atividades mais intensas, como esquiar. Outra alternativa são passeios de navio (cruzeiros), cheios de atividades durante o dia e festinhas à noite”, sugere.

Outra dica é explorar lugares cujos cenários naturais ficarão guardados na memória das crianças – e dos pais também. No exterior, boa sugestão é a África do Sul. No Brasil, considere Chapada Diamantina, Chapada Guimarães, entre tantas outras regiões presenteadas pela natureza.

Crianças de 10 a 12 anos

“O ideal para essa idade é convidar as crianças a participarem do cronograma, ajudar nas decisões e na montagem do roteiro. É uma boa ideia também fazê-las estudar o destino e o idioma, os passeios legais no local a ser visitado”, sugere a agente.

Sabe aquela praia mais distante que você sempre quis conhecer? Ou até mesmo desertos? Então, são ótimas opções quando os pais são acompanhados por crianças nessa idade.

Aventura, aliás, é uma das motivações para elas. Seja no Brasil ou no exterior, pense em passeios que incluam esse tipo de atividade. E boa viagem!

(Foto: Getty Images)

by Maristela Gomez
Cinqtours Viagens
Anúncios

Sobre Maristela Gomez

Todos vivemos grandes paixões na vida. Nos apaixonamos de diferentes formas por pessoas, objetos e lugares. Eu sou uma destas pessoas que têm varias paixões: por lugares, por descobertas, por culturas, arquitetura... Uma das maiores é poder dividir as minhas paixões com pessoas em roteiros incríveis pelo mundo. Tel: (11) 5093-6305 Contato: maristela@cinqtours.com.br São mais de 20 anos de experiência e dedicação na realização de viagens.
Esse post foi publicado em Destinos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s