10 lugares para ver antes que seja tarde – Revista Superinteressante

Gostei muito desta matéria da revista Superinteressante, então resolvi colocá- la aqui. Eu já tenho alguns lugares desta lista no meu passaporte, espero que vocês também!

“10 lugares para ver antes que seja tarde”

Pare tudo o que você está fazendo e vá arrumar as malas. Alguns dos pontos turísticos mais interessantes do mundo têm data para acabar.

A poluição, as mudanças climáticas e a ação humana estão ameaçando alguns paraísos naturais e pontos turísticos importantes. Nessa galeria você vai conhecer lugares que não vão durar para sempre. Para visitá-los, é preciso ter pressa.

Foto: Wikimedia Commons

GALÁPAGOS 
Por que correr? O crescimento desenfreado do turismo e o contrabando de espécies animais e vegetais estão causando desequilíbrio no delicado ecossistema das ilhas. Por ser um local isolado, cerca de 3/4 das espécies que vivem ali são exclusivas da região e estão sendo colocadas em risco.
Quanto tempo resta? Não estimado.

 

 

ILHAS MALDIVAS 
Por que correr? 80% do país está abaixo do nível do mar. Com o aquecimento global e o aumento do nível dos oceanos, esse paraíso tropical no Pacífico ficará inabitável em breve.
Quanto tempo resta? Menos de 100 anos.

GRANDE BARREIRA DE CORAIS 
Por que correr? Localizada na costa australiana, a maior barreira de corais no mundo tem uma área equivalente às da Holanda, Suíça e Reino Unido somadas. No entanto, o aumento da temperatura da água do mar, poluição, ciclones e a acidificação dos oceanos têm causado a destruição dos corais.
Quanto tempo resta? Até 2030, 60% da barreira será perdida. A destruição total deve acontecer em até 100 anos.

VENEZA 
Por que correr? Faz tempo que essa romântica cidade italiana está afundando, mas o aumento do nível dos oceanos acelerou o processo. Nos últimos anos, alagamentos têm se tornado cada vez mais frequentes.
Quanto tempo resta? Menos de 70 anos.

 

MAR MORTO 
Por que correr? Nos últimos 40 anos, o volume de água do Mar Morto reduziu a um terço do que era. O motivo é que a água do Rio Jordão, principal fonte de abastecimento do Mar Morto, tem sido continuamente drenada para abastecer as populações dos países localizados à sua margem.
Quanto tempo resta? Menos de 50 anos.

OS ALPES 
Por que correr? Por não estarem em uma altitude tão elevada em comparação a outras cadeias de montanhas nevadas, os Alpes são mais suscetíveis a sofrer os efeitos do aquecimento global.
Quanto tempo resta? Menos de 40 anos.

MADAGASCAR 
Por que correr? A destruição das florestas nativas está colocando em risco espécies que só existem na ilha, como os lêmures. Cerca de 80% das espécies que habitam Madagascar são não podem ser encontradas em nenhum outro lugar da Terra.
Quanto tempo resta? Menos de 35 anos.

FLORESTA DO CONGO 
Por que correr? A cada ano, 10 milhões de acres de floresta são perdidos. A Floresta do Congo é a segunda floresta tropical mais importante do mundo, atrás apenas da Amazônia.
Quanto tempo resta? Menos de 25 anos.

GLACIER NATIONAL PARK 
Por que correr? Localizado nos Estados Unidos, esse parque nacional reunia cerca de 150 geleiras há 100 anos. Hoje, esse número foi reduzido para 27.
Quanto tempo resta? Menos de 20 anos.

TAJ MAHAL 
Por que correr? A poluição do ar está corroendo o mármore branco rapidamente. A situação é tão séria que o governo indiano estuda colocar uma redoma em volta do palácio e proibir as visitações. Se isso acontecer, o Taj só poderá ser visto de longe. 
Quanto tempo resta? Menos de 5 anos.

Lógico que torcemos muito para que estas previsões não se concretizem, que tudo dure muito mais, para que todos nós tenhamos carimbos para estes presentes da natureza ou do homem, nos nossos passaportes. Lugares como as Maldivas são tão inacreditáveis que acredito realmente que todas as pessoas merecem ter a chance de repousar em pequenos hidroaviões nestes pedaços do paraíso e passar ali pelo menos alguns dias tendo a certeza que eu tive: precisamos de tão pouco para a felicidade!

De qualquer forma, corra, e coloque os 10 / 20 / 30 destinos mais desejados na sua lista e, precisando de auxílio, estamos aqui, porque nossa paixão é VIAJAR!!!!!

Cinqtours 
p/ Maristela Gomez

Anúncios

Sobre Maristela Gomez

Todos vivemos grandes paixões na vida. Nos apaixonamos de diferentes formas por pessoas, objetos e lugares. Eu sou uma destas pessoas que têm varias paixões: por lugares, por descobertas, por culturas, arquitetura... Uma das maiores é poder dividir as minhas paixões com pessoas em roteiros incríveis pelo mundo. Tel: (11) 5093-6305 Contato: maristela@cinqtours.com.br São mais de 20 anos de experiência e dedicação na realização de viagens.
Esse post foi publicado em America do Norte, America do Sul, Asia, África, Destinos, Eu Fui....uma história a dois, Europa, Experiências Únicas, Imprensa, Indico, Lua-de-mel, Lugares Inacreditáveis, Mulheres com asas!!!! (Viagens de mulheres), Núpcias, Neve, Notícias de Turismo, Oceania, Oriente, Volta ao Mundo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s